Chá para acelerar metabolismo e emagrecer

O cravo e a canela são especiarias bastante aromáticas e fazem parte do hábito alimentar de muitas pessoas. 

Essa bebida pode ser utilizada no auxílio do controle do açúcar no sangue, pois possui boa quantidade de cromo, um nutriente responsável por melhorar a sensibilidade à insulina e auxiliar no controle glicêmico. 

Por ser um alimento termogênico, a especiaria aumenta o gasto calórico durante o processo de digestão, o que colabora com a perda de peso. Portanto, quem está querendo emagrecer, pode apostar no chá de canela pois ele pode ajudar

Os dois ingredientes são muito benéficos para a saúde e quando juntos, atuam na aceleração do metabolismo e controle dos níveis de açúcar no sangue, pois ambos possuem ação antimicrobiana e antioxidante.

O chá de canela pode trazer diversos benefícios para a saúde, pois a especiaria nutricionalmente rica, possui fibras, manganês, cálcio, ferro e  vitamina K. Além disso, ela é livre de açúcar e gordura. Alguns efeitos benéficos à saúde são:

Prevenção e controle do diabetes tipo 2

Estudos apontam que o chá de canela pode contribuir para o aumento do metabolismo do açúcar nas células de gordura. Ou seja, a bebida auxilia na prevenção do diabetes do tipo 2, assim como de doenças cardiovasculares.

Controle do colesterol

Segundo estudos realizados com 60 pessoas durante 40 dias, verificou-se que a canela apresenta benefícios que contribuem para a redução dos colesterol total e ruim (também conhecido como LDL). 

Gestantes e lactantes

O consumo do chá de canela não é indicado para mulheres grávidas, independente do período da gestação. A justificativa é que a bebida pode causar um aumento nas contrações no útero, o que é um fator de risco para a gravidez. Da mesma maneira, não se recomenda o consumo da especiaria para mulheres que estejam no período de amamentação.

Confira a seguir uma opção de receita:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (20g) de cravo da índia;
  • 3 pedaços de canela em pau;
  • 1 litro de água.